sábado, 29 de outubro de 2011

Primeiro Passo para se Produzir Milho

MILHO (Zea mays L.)

Introdução
Milho é originado da região Tropical das Américas, provavelmente do México, cerca de 7000 anos atrás. A planta se adaptou ao Brasil, mas por seleção da região, onde se desenvolveu nas localidades com até 2500 m de atitude ao nível do mar e ate 60 graus de latitude Norte da fria Suécia e 40 graus Sul na Argentina; Lembrando que isto foi em 2005, hoje com muitos estudos e pesquisas, hoje com a genética não há fronteira para se cultivar Milho.
Milho, planta de caule ereto, de altura que varia de 1,20 a 1,70 metros de altura, constituído por vários aspectos utilizáveis, como para alimento animal, na parte de forragem, e também para o consumo humano, grãos e sementes.
Grão é constituído por 70% de amido (fonte de Energia), 13% de Água 10% Proteína, 5% de Óleo e 2% de fibra.
Exigências Climáticas
Milho é uma planta exigente, não tolera seca, onde sua temperatura é bem específica; Antes de se iniciar o produção de Milho, você  precisa levar em consideração três pontos essenciais na escolha do local para o plantio, como Luminosidade, Temperatura e Umidade.
 A planta necessita de alta luminosidade, temperatura varia, na parte diurna de 25 a 30 graus Celsius, já na parte noturna superior a 18 graus e inferior a 24 graus Celsius e deve haver disponibilidade de água, para se manter a umidade, isso principalmente na fase da germinação (emergência), florescimento e maturação do grão. 
Em regiões com noites mais frias e temperatura diurna semelhantes, favorecem a produtividade do grão, a fim de que tenha uma menor respiração, que significa maior fotossíntese líquida para planta. Para ser ter uma boa produtividade, é necessário levar em conta a Localidade e o clima, pois quanto mais afastado da linha do Equador, melhor desenvolvimento do grão será.
Características Morfológicas
O Milho Comercial é anual, variando de 130 a 170 dias, conforme o cultivar e a época do Plantio.
Esta cultura da à liberdade ao produtor a trabalhar com o  milho o ano todo, pois as safras são divididos em três etapas, Safra “Normal”, Safrinha e Safra de Irrigação.


Jan
Fev
Mar
Abr
Ma
Jun
Jul
Ag
Set
Out
Nov
Dez
Safra Normal
X







X
X
X
X
Safrinha


X
X
X
X






Irrigação





X
X
X
X




 Obs.: Lembrando que isso depende da variedade do Milho, pois pode ser Precoce, Semi--precoce ou Tardio.
Safra Normal: mais produtiva;
Safrinha: menos produtiva e mais riscos;
Tratos Culturais
a)Controle de Planta Daninha

                ß----------------Dias após o Plantio------------------à
o____PAI__________25____PTPI e PCPI_______45________________ dias

àPTPI e PCPI neste período NÃO pode ter presença de mato; Isso já após os 45 dias, não há necessidade de controle do mato, pois não prejudicará mais a lavoura.

b) Tratamento de Sementes
Primeiramente semente tratada significa 50% da lavoura protegida das pragas, como uma delas: Lagarta Elasmo, cupins, cigarrinhas, Sptophera.
Um dos elementos mais usados para o uso do tratamento de sementes, é o Zinco, em forma de Dióxido ou o próprio Zinco puro.
c) Espaçamento
Antigamente, quando se trabalhava com Tração Animal, o espaçamento era de 1,20 metros entre linhas, mas atualmente, se usa de 0,90cm ou ate mesmo, já esta se aproximando aos 0,45cm, embora a tendência é usar 0,40cm de espaçamento entre linhas, no qual permite a colheita com a mesma plataforma com que se colhe com a distância de entre linhas de 0,90cm.